17/01/2017

Série Minimalismo – Eps.1 – Ser Minimal

Momentos chegam na vida de uma pessoa em que, tal como uma casa, as fundações começam a assentar: desvendamos que todas dúvidas e inquietações da juventude eram, afinal, parvas. Qualquer pressão para ser um certo tipo de pessoa, ouvir um certo tipo de música, vestir de uma certa maneira ou agir de uma certa forma passa a ser apreendida com absoluta indiferença. Esse silêncio mental e quietude permitem analisar de forma muito mais clara: o que é realmente importante para mim?


A resposta a essa questão será sempre diferente de pessoa para pessoa, e em momentos diferentes das nossas vidas, até podemos ver alterações nas nossas respostas individuais. Eu tenho procurado formas de me apaziguar e de conseguir uma vida mais plena e focada. Consigo agora ver todas as coisas que uso como distrações e analgésicos mentais para evitar confrontar as emoções negativas ou preocupações que vão surgindo: redes sociais, jogos no telemóvel, comida, e compras. Todas estas coisas tem vindo a ocupar espaço mental e físico na minha vida, e eu preciso desse espaço de volta.

Foi através destas reflexões e fruto também de alguma pesquisa que comecei a considerar o Minimalismo como um estilo de vida que me parece capaz de ir de encontro às minhas necessidades. Existem várias abordagens diferentes perante o Minimalismo, algumas mais extremas do que outras, como em tudo. 

Para mim, ser minimalista significa olhar para os elementos que me rodeiam (sejam objetos, relacionamentos, etc, etc) e questionar:

Isto é-me útil?

Isto contribui de alguma forma para a minha felicidade?

Isto entra de alguma forma em conflito com os meus princípios morais e/ou éticos?





O que, na prática, se deverá refletir numa vida mais focada e intencional, redução do consumismo e desperdício e numa mente, vida e casa livres de tralha. Isto não irá acontecer de um dia para o outro, e provavelmente nunca serei perfeitamente minimalista. Mas neste caso, como em muitas coisas na vida, o que importa é a viagem e não o destino.

Estas são as formas como pretendo englobar o Minimalismo na minha vida:

- Reduzir distrações virtuais: Jogos de telemóvel, Facebook, Reddit, etc;

- Reduzir o guarda Roupa ao essencial, e tentar passar a comprar roupa de forma intencional, seletiva e sem recorrer a fast-fashion;

- Reduzir o recheio da casa ao essencial e passar a comprar decoração ou mobília de forma Intencional e seletiva;

- Simplificar a minha alimentação, englobando pelo menos um dia por semana de alimentação vegetariana;

- Comprar maquilhagem e cosmética apenas quando necessário (substituir algo que acabou/passou o prazo) e limitar-me a marcas cruelty free

- Dedicar-me mais sériamente ao Yoga e meditação como forma de limpeza da mente;

- Limitar as minha interações sociais às pessoas que, realmente, são importantes para mim e deixar de fazer fretes só porque “fica mal”;

- Procurar um emprego que seja compatível com a minha personalidade, em vez de andar a nadar contra a maré;






Existem muitos recursos online acerca do Minimalismo como estilo de vida. Se de alguma forma o que eu disse vos fez sentido e gostariam de saber mais, aqui ficam alguns dos que me pareceram mais informativos:

Rachel Aust - O Canal de YouTube da Rachel Aust tem uma listra de reprodução chamada Minimalism Series, com 17 vídeos com dicas e ideias. Outros YouTubers com vídeos muito interessantes acerca do assunto são a JennyMustard, a Zoey Arielle e Break the Twitch.


E a TEDTalk com Joshua Fields Millburn and Ryan Nicodemu, os produtores do documentário. 

Farei alguns Posts desta série abordando a forma como apliquei os princípios minimalistas nas várias facetas da minha vida, e partilharei as vitórias e insucessos ao longo do processo.


Nama-fucking-ste, People! 🙇

~Phee~




Sem comentários:

Enviar um comentário